sábado, 13 de agosto de 2016

Quarto dia – Columbia Icefield a Jasper (110 km)

Para o quarto e último dia da cicloviagem nosso desafio era grande: o maior percurso de todos, 103 km (que acabariam se transformando em 110 km com os desvios para ver cachoeiras) de uma tacada só até Jasper.
O lado bom é que a maior parte do trajeto seria de descidas e retas. Deixaríamos para trás a parte alta das Montanhas Rochosas e voltaríamos, aos poucos,  para as planícies, os vales - e para temperaturas mais “normais”.
E foi exatamente assim que o dia transcorreu!  A manhã começou bem gelada no centro turístico da Geleira Columbia. Vencemos uma pequena subida após sair do hotel,  mas logo em seguida começamos a descer e descer e descer... As descidas se alternavam com longas retas, que só não eram perfeitas porque,  nesse trecho,  o acostamento da estrada é bem ruinzinho, com muitas "costelas de vaca".
Os grandes atrativos desse dia são duas belas cachoeiras: a Sunwapta Falls e a Athabasca Falls.


Cachoeirinha logo no começo do percurso.
Sunwapta Falls, uma das atrações no caminho para Jasper.
Athabasca Falls, a outra grande cachoeira do caminho.
Queda principal das Athabasca Falls.
E foi hoje também que, depois de muita expectativa, finalmente avistamos o tão falado urso!!! Foi assim: vimos alguns carros parados do outro lado da estrada, inclusive duas viaturas da guarda florestal, todos olhando para o NOSSO lado. Percebemos, então, que havia alguma coisa acontecendo perto da gente. Por precaução, atravessamos a estrada. Logo avistamos o urso no local onde estávamos antes. Era um urso preto que comia calmamente suas frutinhas, sem dar a menor bola para a gente. Dois rapazes pararam o carro perto dele, desceram e tentaram tirar foto mais próximo, mas levaram um esporro de uma das guardas florestais e tiveram que voltar. O máximo que conseguimos foi esta fotinho abaixo...

Finalmente o ursinho!
Embora a altimetria fosse tranquila hoje, os últimos 30 km foram duros, porque acabou nossa água e pegamos um vento contrário forte e insistente. A chegada a Jasper foi, portanto, uma grande alegria: finalmente podíamos descansar... e havíamos cumprido a meta de pedalar mais de 300 km em quatro dias, enfrentando o frio e a altitude das Montanhas Rochosas!

Jasper: fim da jornada! 
Totem no centro de Jasper.
No dia seguinte, devolvemos as bicicletas em uma bike shop que é parceira daquela na qual tínhamos alugado, em Banff. Depois aproveitamos o dia para conhecer a linda cidadezinha de Jasper e, à tarde, fizemos um tour guiado pelo Maligne Lake. Demos sorte, pois encontramos um veado e quatro alces.
E assim terminou mais uma cicloviagem! Foi puxada, mas valeu a pena.  Espero que tenham gostado do relato e até a próxima!

Maligne Lake, o maior lago da região.


Cidadezinha de Jasper.

Hotel onde ficamos.

Medicine Lake, nos arredores de Jasper.

O macho alfa dos alces!

Há um alce entre nós...

Até o veadinho apareceu também...


2 comentários:

  1. Parabéns! Muito bom os relatos, fotos e a perseverança. Deu até vontade de programar um cicloviagem por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade, faça, sim, pois não vai se arrepender! ;)

      Excluir